O Protocolo de Monitoramento da Restauração da Mata Atlântica e da Amazônia via Sensoriamento Remoto utiliza imagens de satélite e outras tecnologias para acompanhar a recuperação ambiental dessas florestas. O objetivo é avaliar a eficácia das ações de restauração, detectar desmatamento e monitorar a regeneração da vegetação. Através de dados geoespaciais, o protocolo ajuda na gestão sustentável e na tomada de decisões, promovendo a colaboração entre governos, ONGs e a sociedade. Ele contribui para a conservação das florestas e a mitigação das mudanças climáticas.
A Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Instituto de Botânica, tem a satisfação de publicar a obra “Lista de Espécies Indicadas para Restauração Ecológica para Diversas Regiões do Estado de São Paulo”, resultado de criterioso levantamento sob
Em dezembro de 2010, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) recebeu do CNPq a missão de construir um herbário virtual para abrigar imagens em alta resolução de plantas brasileiras depositadas em herbários de outros países, criando em uma instituição pública brasileira a capacidade de armazenar e fornecer dados de qualidade sobre a nossa flora. O Herbário Virtual Reflora foi construído com intuito de permitir que taxonomistas trabalhem de forma semelhante ao que já fazem nos acervos físicos, com acesso às imagens das exsicatas em alta resolução em uma plataforma online que permite a consulta, reidentificação e tipificação das amostras, além de outras funcionalidades.
Criado pelo município de São Paulo, o manual é composto por textos técnicos e ilustrações sobre as características das árvores e seu desenvolvimento sob o ponto de vista da necessidade de poda no ambiente urbano, além da descrição dos principais tipos e técnicas de poda que deverão ser realizadas ao longo da vida de uma árvore.
Dentro de novo foco ambiental é com prazer que a prefeitura da Cidade de São Paulo, através da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSP), com respaldo na portaria intersecretarial nº 001/2011/ SVMA/SMSP, publica sua primeira revisão do Manual Técnico de Arborização Urbana, 2ª edição, de 2.005
Este documento estabelece os requisitos para um sistema de gestão ambiental que ajuda as organizações a melhorar seu desempenho ambiental. Destina-se a aquelas que buscam gerenciar suas responsabilidades de forma sistemática, contribuindo para a sustentabilidade. O sistema visa gerar valor para o meio ambiente, para a organização e para suas partes interessadas, garantindo o cumprimento de exigências legais e o alcance de metas ambientais. É aplicável a qualquer organização, independentemente de seu porte ou setor, e abrange os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços, considerando uma perspectiva de ciclo de vida.
Manual técnico da vegetação brasileira - Sistema fitogeográfico, Inventário das formações florestais e campestres, Técnicas e manejo de coleções botânicas e Procedimentos para mapeamentos - Esta segunda edição revista e ampliada do Manual técnico da vegetação brasileira inclui a Classificação da vegetação brasileira adaptada a um sistema universal, divulgada em volume próprio na década de 1990, e incorpora informações derivadas dos mais recentes avanços do conhecimento sobre a cobertura vegetal nativa do Brasil. A obra está estruturada em quatro capítulos, nos quais são descritos os conceitos, as etapas e os procedimentos metodológicos utilizados pela equipe de estudos de vegetação do IBGE para análise, caracterização, classificação e mapeamento da vegetação brasileira.